quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Carta de Natal

Arraial do Cabo, 25 de dezembro de 2008

Prezados,

de todas as coisas que não entendo nesta vida, e posso garantir que são muitíssimas, uma das que menos entendo é essa história de desejar Feliz Natal para os outros.

A coisa começa antes do dia 24, aí por volta do dia 21 ou 22 se você já sabe que não vai reencontrar a pessoa antes da noite do dia 24 para desejar o tal feliz natal. No dia 23 a expressão ganha mais força para ter o seu gran finale a partir da meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, onde a dizemos para os outros, entre abraços, taças de vinho, panetone, rabanada e um sorriso estampado no rosto.

Agora, o que significa desejar Feliz Natal para alguém? Se o natal representa o nascimento de Jesus, é meio ilógico desejar ou dizer a qualquer outra pessoa que não seja o próprio Jesus alguma frase nesse dia. Eu entendo que no dia do meu aniversário alguém me procure, me telefone, me mande um email ou um sms me desejando feliz aniversário. Mas não entendo que no aniversário de Jesus alguém faça isso comigo.

Seria como se no dia 30 de fevereiro (se existisse) alguém telefonasse para o Céu e...

- Alô, poderia falar com o Jesus.
- É ele mesmo que está falando.
- Oi, como vai, Jesus? Tô te ligando para te desejar um Feliz Aniversário do Zé das Couves.
- Pô, cara, valeu mesmo! Desejo o mesmo para você e para toda a sua família!

Quer dizer, não rola.

E isso que estou falando do natal. Na páscoa essa coisa complica um pouco mais, já que desejar feliz páscoa a alguém equivale a dizer: Feliz morte e ressurreição de Jesus para você!

Bem, não posso dizer que não desejo Feliz Natal a ninguém, afinal, estou acostumado, cresci dizendo isso, mas procuro pensar que essas palavras contêm uma mensagem secreta. Algo como: Desejo que hoje você coma até arrebentar! Espero que seu fígado agüente! Tomara que você não ganhe um par de meias, uma cueca ou uma água de colônia barata neste ano! E se de repente aparecer um monte de gente na sua casa que você não conhece, que a visita fale pouco, tenha bebido menos ainda e seja breve!

Bem, é isso... e Feliz Natal para todos!