domingo, 8 de março de 2009

Carta para as mulheres em seu dia

Buenos Aires, 08 de março de 2009

Prezadas,

Definitivamente, a vida de vocês não é fácil. Ou pelo menos, ainda não é. A gente nunca sabe quando o mundo das invenções e da tecnologia vai inventar algo novo e vai revolucionar todos os nossos conceitos.

Mas num mundo predominantemente machista, nascer mulher é duro. Falando de coisas que podem ser mudadas, é vergonhoso ver que no mercado de trabalho, em pleno século XXI, as mulheres ainda ganham menos do que os homens, ainda ocupam menos cargos de chefia, estão menos presentes na estrutura de poder dos países e das organizações internacionais e todos os dias têm que matar um leão para provar que a competência é maior do que uma cara bonita.

Esse é um outro ponto. Ser mulher e bonita, no mercado de trabalho, é duas vezes mais complicado. As cantadas dos colegas, do chefe, o assédio sexual, o disse-me-disse de que a promoção foi fruto do sofá, não do trabalho bem feito, tudo isso exemplifica como ainda é duro ser mulher no mundo corporativo. Não falo das escolas, onde as mulheres são maioria, e aí o mais difícil é ser homem.

Isso sem falar das agora secretárias do lar, antigas empregadas domésticas, que depois de fazer todo o serviço na casa onde trabalha, tem de trabalhar o mesmo ou o dobro na casa onde mora.

Não entro nessa discussão imbecil sobre quem é mais inteligente ou tem mais neurônios. Somos igualmente inteligentes ou burros. Mas temos maneiras de pensar diferentes. Vemos o mundo, as relações humanas, o sexo, o trabalho, a fofoca, a arte, de uma maneira diferente. É por isso, acredito, que temos mulheres com cérebro masculino e homens com cérebro feminino, e não estou falando aqui de opção sexual.

Agora, saindo dessa questão trabalhista e cerebral e voltando ao início desta carta, ser mulher não pode ser fácil. Mulher tem TPM. Mulher menstrua. Mulher, normalmente, faz xixi sentada e tem que se enxugar depois. Mulher tem que se depilar (graças a Deus). Não, eu não aguentaria. Sou fraco, covarde demais para ser mulher. Não gosto de ver sangue, não poderia arrancar meus pelos, não suportaria a cera ou a maquininha de depilar. Não.

Meus maiores respeitos à mulher. E sem esse papo de santa. Tô cansado dessa santificação da mulher apenas por ser mulher. Mas sem essa também de que se não é santa, é puta, ou Eva ou Maria. Eva, Maria, Adriana, Iris, Ana Cristina, Honorina, Heloïsa, Eneida, Eliana, Wanda, Vanda, Idalina, Elisa, Grace, Celina, Matilde, Dulce, Jacirema, Luísa, Ana Augusta, Pedrina, há tantos nomes, tantos seres humanos, com virtudes e defeitos.

Parabéns, mulheres, pela data que marca o seu dia de luta por um mundo mais igualitário entre vocês e nós. Espero ainda poder ver um mundo menos sexista, onde a mulher não sofra violências. Mas, não posso negar uma coisa: Fazer xixi em pé, dar uma balançadinha e não ter que usar papel higiênico depois, é o máximo, e não troco por nada desse mundo.

Meus parabéns,

I.R.