sexta-feira, 10 de julho de 2009

Querida, não é o que você está pensando

Sempre me impressionei com a veracidade que damos àquilo que vemos.

'É ver para crer'. 'Se eu não vir e não tocar'... 'Vi com estes olhos que a terra há de comer'. Ou até mesmo 'o que os olhos não veem, o coração não sente'. Somos escravos dos nossos olhos, e mais escravos ainda do que juramos ser verdade porque vimos.

Me impressionou o fuzuê que a imprensa fez sobre a suposta olhadela de Barack Obama e Nicolas Sarkozy na bunda da jovem brasileira Mayara Tavares. O trabalho social que ela faz, até pode ficar em segundo plano, o que importa é que ela teria se tornado o "ass" ou o "derrier" cobiçado por ambos presidentes.



Imagino Obama chegando ao hotel, se encontrando com Michelle e ela com uma página de jornal ou um site aberto, mostrando a foto e ameaçando fazer um escândalo, exigindo explicações. O mesmo acontecendo com Carla Bruni, perguntando a Sarkozy o que significa aquele dedo na boca e aquela cara de lobo para a bunda da jovem em questão.

Imagino o mundo chamando os dois de velhos babões, pedófilos, depravados, etc. por causa de uma foto, que, é claro, é a verdade absoluta, revelada por Deus.

Mas nossos olhos nos enganam. Vemos o que queremos ver. E o que nós afirmamos ser a Verdade, muitas vezes está longe de ser sequer uma possibilidade.



Quando a imagem ganha mnovimento, Obama não vai precisar dar nenhuma desculpa em casa. Já Sarkozy vai ter que se explicar muito bem.

I.R.