sábado, 7 de fevereiro de 2009

Carta para Michael Phelps

Buenos Aires, 7 de fevereiro de 2009.

Prezado Michael Phelps,

Nunca pensei que um dia fosse escrever uma carta para você. E, claro, você já sabe que depois de tantos meses não estou escrevendo para te dar os parabéns por todas as medalhas de ouro conquistadas na última olimpíada.

Que você é um fenômeno da natação, isso ninguém duvida. Agora, que você fosse tão ingênuo, isso ninguém sabia.

Desculpe-me a franqueza, mas a sua ingenuidade me assustou. Então você pensou que poderia desafiar o mercado criador de herois e sair impune? Você achou que poderia ser apenas um nadador, um ser humano comum?

Não, amigo. Os criadores de heróis não perdoam nenhum descuido. E fumar maconha não condiz com a sua imagem usada para ganhar dinheiro. Um herói não consome maconha. Um exemplo para as criancinhas americanas não pode ter uma mácula.

Talvez se você tivesse tomado uma dose de uísque ou consumido uns comprimidos de Viagra ou tivesse sido visto com umas garotas de programa o seu heroísmo não tivesse sido abalado. Mas cannabis sativa, ganja, amigo? Teus patrões não perdoam isso.

Mas sejamos sinceros, todos sabemos que a maconha não melhora o rendimento de ninguém. Você de cabeça feita iria ficar, no máximo, mais lento... Talvez os seus adversários devam passar a te oferecer maconha antes das provas. Quem sabe assim você não perde algumas?

Tô solidário! Não é possível que precisemos de heróis imaculados, de símbolos, de exemplos para viver. Tenho pena das crianças que crescem acreditando em pessoas perfeitas e não se preparam para a realidade. Não somos santos. Não somos exemplo livres de manchas uns para os outros. E essas crianças crescem sem aprender a respeitar a vida privada da pessoa pública, num circulo vicioso à procura de um novo herói que substitua o que caiu em desgraça.

Bem, Michael, não tenho muito mais a dizer. Tenho pena de você por ter tido que dizer que tinha errado, que estava arrependido e que se aprende com os erros. Talvez você tenha aprendido tarde demais que o patrão criador de heróis não admite falhas. Tudo em nome das criancinhas. Tudo em busca de dinheiro.

Te mando um abraço. Te desejo força. E que o espírito de Bob Marley te acompanhe!

I.R.