domingo, 14 de setembro de 2008

Carta para um cientista

Buenos Aires, 14 de setembro de 2008

Prezado cientista,

Não posso simplesmente mandar esta carta e dizer que você é um alienado. Não posso, porque isso seria contrário ao meu estilo, nem tanto aos meus princípios.

Agora, pensando juntos, sejamos sinceros, essa tal máquina, a LHC, para que serve? E não me responda o óbvio, que o LHC é um acelerador de partículas, o maior já construído pelo homem. Me diga, de verdade, para que serve?

O LHC vai resolver o nosso problema de desigualdade, de miséria, de fome, de injustiça, de aquecimento global, de trânsito caótico? Ou é apenas um grande brinquedo simulador de “big bang”?

Falando em simular o “big bang”, tenho uma pergunta que talvez você possa me responder. O segredo é esse? Nós somos o resultado de uma experiência feita em outro planeta, outra galáxia, outros cientistas, e estamos neste exato instante presos num acelerador de partículas enterrado na fronteira do Guaytisil com a Viaqualela?

Dizer que foram gastos 3 bilhões de euros para procurar um troço chamado bóson de Higgis, para mim é rir do sofrimento alheio. Serei ignorante, burro, atrasado, mas acho que gastar 3 bilhões de euros para encontrar o bóson ou o bozó de Higgis é um absurdo.

E o que é pior, com certeza, depois que tudo isso terminar e encontrarem ou não encontrarem nada, com os resultados da pesquisa vão inventar uma nova bomba. Assim funcionam as pesquisas neste mundo. Se todas as CPIs do Brasil acabam em pizza, todas as pesquisas científicas do mundo acabam em bomba.

Aí no Brasil eu não sei, mas se você acompanhou os jornais pela internet, aqui na Argentina houve um verdadeiro furor com o LHC, notícias, reportagens e até um apelido: “a máquina de Deus”. O que não fazem para despistar os cidadãos sobre o aumento da inflação?! Esta não foi uma semana de pão e circo, foi de dieta forçada e LHC.

Estou tão de saco cheio dessa história de LHC que tive saudade de outros HC, como o FHC, por exemplo. E aí descobri toda a família HC, como o inseticida BHC, o Chevrolet Celta VHC, o celular Samsung SHC, o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o NHC, a banda CHC, o Grupo Hospitalar Conceição, GHC, o Partido Humanista Cristão, PHC, a UHC, unidade dos honorários dos contabilistas, e por aí vai, porque a família é composta pelo alfabeto inteiro, incluindo KHC, YHC e WHC.

Vem cá, meu amigo cientista, será que não seria melhor em vez de LHC, THC para todo mundo? Pergunto.

Um abraço,

I.R.