segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dando sequência ao meme - 6 contra 1

Se você quiser uma explicação longa e detalhada sobre os memes... Agora, podemos resumir a "o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se."

A bola chegou rolando de Curitiba, rolada redondinha, na medida, pelo radiogordo. O mote? 6 discos (vale cd ou fita k7), 6 álbuns que eu "levaria para uma ilha deserta", por serem essenciais para mim. E um que eu jogaria no fogo eterno por achar uma decepção.

Vamos aos seis primeiros... em ordem alfabética:

Buena Vista Social Club - Vários Autores



Este álbum me abriu os ouvidos para a música cubana. Sem falar no documentário, que mais de uma vez me levou às lagrimas. Música quente, de qualidade indiscutível, marcante, alegre, que mesmo em mim que não sei me dá vontade de dançar.



Clara Nunes - Clara (O canto das três raças)



Este álbum marcou a minha infância no toca-discos de casa. Nele, comecei a degustar o samba. E o destaco ao invés de destacar outros, porque acho o canto das três raças uma dos sambas mais bonitos e mais tristes da música brasileira.



Fágner - Traduzir-se/Traducir-se



Este álbum, também conhecido no toca-discos, foi um dos que me apresentou a língua espanhola. Não foi o primeiro, mas o que mais me marcou. Foi o álbum que aprofundou Mercedes Sosa, me apresentou Serrat e Camarón de la Isla. Sempre degustei cada uma de suas músicas. A começar pelo poema de Florbela Espanca.



Goran Bregovic - Underground



O filme é ótimo, mas a trilha sonora me deixou em estado de graça. Tudo o que ouvi de música balcânica teve Underground como ponto de partida. Fanfara Ciocarlia, Kocani Orkestar, Mahala Rai Band, Esma Redzepova, Saban Bajramovic e muitíssimos outros.



Lenine e Marcos Suzano - Olho de Peixe



Para resumir, fico com uma frase que um amigo me disse uma vez sobre esse álbum. "Um dia, a música brasileira será dividida entre antes e depois Olho de Peixe".



Tarancón - Gracias a la Vida



Não gosto de todas as músicas desse álbum, mas das que gosto, gosto muito. Foi o disco que me ensinou que havia música em espanhol, fora do Brasil, que colocou a Argentina, a Bolívia e o Peru no meu mapa musical, quando eu tinha uns 7 ou 8 anos.



E por último, a minha decepção.

Chico César - De uns tempos para cá



Adoro Chico César. Gosto muito do trabalho que faz, adoro o seu som, e a última vez que chorei ouvindo o Hino Nacional Brasileiro foi há muitos anos com Chico César cantando a capela num amistoso da seleção brasileira no Japão.

Mas quando ouvi o seu penúltimo trabalho, De uns tempos para cá, não consegui gostar. Ouvi, reouvi, tentei de novo e nada. Não teve jeito. Do mesmo jeito que apareceu com um simples toque, foi embora com outro. Não gostei de música nenhuma.



E para que o meme continue seu caminho, gostaria de passar a bola para:

M.E.K. - El Zoocalo

F.P. - Eurindia

Patricio - Dos profes en Iowa

Um abraço a todos,

I.R.