quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Carta para os professores

Buenos Aires, 15 de outubro de 2008.

Prezados professores,

Não há nada mais demagogo do que escrever para alguém em seu dia, não é? Mas como não sou político e luto nas mesmas trincheiras, esta carta não é fruto da demagogia, mas nasce do desejo de comemorar com todos vocês este nosso dia.

Sobre a profissão, confesso que não fui eu que a escolhi. Fui estudar letras por falta de opção, quando dei por mim estava em sala de aula, no início penando, depois gostando. Mas ninguém me enganou com propostas sedutoras e irrecusáveis de uma vida fácil, com salários astronômicos e mordomias.

Comecei a dar aula conhecendo as regras do jogo. E imagino que a maioria de vocês também.

Mas não aceitem essa conversa mole pra boi dormir de que ser professor é um sacerdócio e que não importa que as suas condições de trabalho sejam péssimas, que o seu salário seja baixo, que falte material, que, em alguns casos, faltem instalações decentes para vocês e para seus alunos. Você não é um sacerdote. Você é um profissional. E como profissional tem direito a ter condições de trabalho; e como cidadão tem direito a um salário digno; e como ser humano tem o dever de tratar bem o seu público. Afinal, trabalhar com o público não é nem nunca foi fácil.

O que é fácil, é descarregar todas as frustrações nos alunos, lançar no aluno os próprios recalques, sentir na nota vermelha o prazer da vingança, a negação transferida ao aluno do que muitas vezes lhe é negado, seja lá o que for. O que é fácil, é com a desculpa do salário baixo dar uma aula medíocre. E vocês sabem tão bem quanto eu que há muitos professores assim.

Não acredito que o professor ensine alguma coisa. Acho que o professor mostra o caminho das pedras. Na verdade, quem aprende é o aluno, senhor do processo de aprendizagem. Nós, no máximo, podemos ser facilitadores ou ´dificultadores` desse processo. E quase sempre nos tornamos exemplo para nossos alunos. Exemplos do que eles querem ou do que não querem copiar. Podemos influenciar positiva ou negativamente no pensamento de alguém, podemos ajudar a formar seres humanos críticos e pensantes ou podemos continuar fabricando robôs, pseudo-máquinas dotadas de obediência, não de inteligência. Massa de manobra.

Colegas, desejo a todos nós um excelente dia! E melhores condições de trabalho e melhores salários para todos. Mas, sobretudo, a consciência de que ao preparamos uma aula o mais importante não é a matéria em si, mas o aluno que vai recebê-la. Sonho com que um dia os professores todos seremos críticos mostrando o caminho das pedras de uma real transformação da sociedade, para uma mais humana, mais crítica e com menos desigualdades sociais.

Abraços,

I.R.

PS: Aproveito para agradecer a todos os professores que tive em 21 anos de carreira escolar. Aos que me mostraram o que eu queria e o que eu não queria aproveitar como modelo tanto profissional quanto pessoal. Muitíssimo obrigado.

PS 2: Sinto que essa carta pode ser desmembrada em várias...