quinta-feira, 29 de março de 2012

Carta-resposta a um comentário anônimo

Buenos Aires, 29 de março de 2012

Prezado Anônimo,

Antes de responder a você, gostaria de explicar aos que não sabem do que se trata esta carta, para que, de certa forma, possam participar.

Há 3 anos tive a ideia de escrever algumas cartas que pudessem ser utilizadas por quem quisesse para diferentes situações. Escrevi duas: Para terminar um relacionamento, e Para terminar um relacionamento com fúria. E parei aí. Talvez escreva outras algum dia, mas não vem ao caso.

O caso é que a primeira é um dos links mais acessados deste blog e ontem me deixaram (você, anônimo/anônima deixou) um comentário e uma pergunta: "como eu queria terminar assim mais ele chorra muito e eu tenho pena dele o que eu faco?" Apesar de não ser um consultor sentimental, sou responsável pelo que escrevi e que não custa nada dar uma opinião sobre o assunto.

Mas Anônimo, antes de mais nada, preciso fazer uma pergunta: por que ele chora? Afinal, há muitos motivos para se chorar. Ele chora como uma forma de manipular você? Ele chora por que andou te tratando mal, te enganando, e demonstra com o choro que está arrependido? Ele chora porque é um covarde? Ou ele chora apenas porque fica triste com o fim do relacionamento?

Como eu não sei. Opto que ele chora porque fica triste com o fim do relacionamento, porque não quer terminar e pensa que esse relacionamento é TUDO em sua vida. Algumas pessoas acham que a vida acaba quando um relacionamento termina. Quanta ilusão!

Sabe, Anônimo, eu não posso dizer a você "faça isso ou faça aquilo". Mas, se você quer um conselho, pergunte ao seu coração. Pergunte se o relacionamento terminou mesmo. E se você tiver certeza de que terminou, pergunte-se por que terminou. E se não puder terminar com ele por escrito, encare-o, encare-se, chame para uma conversa e diga como você se sente, mostre o que você sente.

Ficar com alguém por pena nos torna escravos do outro, de suas vontades, de seus desejos. Ficar com alguém por pena não nos deixa crescer, não nos permite viver um relacionamento pleno, feliz, aberto e impede que o outro também seja feliz, não permite que o outro cresça como ser humano. Ficar com alguém por pena nos anula e não nos faz melhores pessoas. Você gostaria que ficassem com você por pena? Não é melhor chorar um pouco (ou muito) e depois deixar a vida seguir?

Mas como disse antes, pergunte ao seu coração, Anônimo. O que você quer? O que você sente? Tome "as rédeas" da sua vida. Não existe nada melhor do que tomar as próprias decisões, assumindo todas as suas consequências. Ficar por pena ou terminar é uma decisão sua. Você tem de ser livre para decidir.

Um abraço,

I.R.