quarta-feira, 8 de abril de 2009

Décimo-oitavo bilhete para um world músico - Bhangra na veia!

Buenos Aires, 08 de abril de 2009

Prezado,

não sei se você tem acompanhado a novela das 8 que começa às 9, mas que na Globo Internacional começa mesmo às 10, quando não às 11 por causa dos horários impostos pelo canal, mas parece que o bhangra está colocando pelo menos o nariz para fora. E o pessoal, como adora pagar um mico, arrisca cantar a música de abertura da novela nos karaokês, numa espécie de "embromation" com línguas ou dialetos do Punjabi.

Confesso que escutei o bhangra há alguns anos, quando estava no auge da procura por novos sons, por músicas diferentes. Não sou um especialista, você já sabe, mas me deparei com um ritmo variado. Algo como: o bhangra está para o Punjabi, como o samba está para o Rio. É a música que o identifica e você o encontra em diferentes versões, desde a menos misturada com elementos de fora, até a total fusão.

Uma espécie de drinque feito com hip-hop, house, pop, reggae, percussão, cantado num idioma impossível de se pescar uma palavra. E como tem muitos indianos e descendentes de, na Inglaterra, o bhangra moderno não é exclusividade do Punjabi.

Esse bilhete está ficando grande, não? Mas não importa. Como sempre, é difícil escolher o que colocar como representante do ritmo, mas acho que você já aprendeu que o critério é completamente pessoal.



É comum termos um autonomeado rei de algo. O bhangra também tem a sua majestade.



Diretamente da Inglaterra:



Um abraço,

I.R.